quinta-feira, 12 de maio de 2011

Oficina de artes Dia da Mãe



No dia 4 de Maio fizemos uma oficina de artes onde pudemos realizar dois objectos para oferecer às nossas mães.



Um deles foi um sabonete de cheiro para por nas gavetas da roupa ou até mesmo só para decorar. O sabonete foi feito a partir da técnica do guardanapo. Como se faz a técnica do guardanapo? Aplicar uma cola própria chamada Termelina Leitosa no sabonete, desfolhar um guardanapo com desenhos até à última folha, cortar o desenho do guardanapo, colar no sabonete, voltar a aplicar cola mas por cima do guardanapo. Depois de seco colocar o sabonete por cima de um plástico transparente e enrolar como um rebuçado, a seguir mete em cima de papel crepe e faz o mesmo que o plástico.



O outro objecto foi um pedaço de cartolina em forma de pergaminho para escrevermos uma mensagem para a nossa mãe e ainda podíamos decorar com canetas de brilhantes.






Beatriz Mendes

Visita ao Museu da Fortaleza de Peniche



No passado dia 27 de Abril os Jovens@net realizaram um visita ao Museu da Fortaleza de Peniche, com o objectivo de aprender mais sobre o 25 de Abril.

Em tempos que já lá vão, esse Museu era uma prisão política. Era para onde os políticos que falavam mal contra a ditadura iam.

O bloco C era a cadeia dos mais revolucionários e o blocoAe B eram a cadeia dos mais calmos.

O parlatório era o lugar de visita aos presos,onde as visitas tinham de falar muito alto para os guardas poderem ouvir tudo.

Os presos não tinham casa de banho, tinham de fazer as suas necessidades num balde e o quarto só tinha uma cama e uma mesa.

As janelas eram tapadas para os presos não conseguirem ver a paisagem, eram protegidos por grades de ferro.

Nesse tempo houve várias fugas destacando-se a de Dias Lorenço, que fez tudo sozinho e sem precisar de ajuda de ninguém.

Outra fuga que se destacou, também, foi a de Álvaro Cunhal que a fez com ajuda de um guarda prisional.

Nesta tarde ficámos a conhecer mais pormenores sobre o que foi o 25 de Abril de 1974.


Joana Sousa